domingo, 6 de abril de 2008

Acidente aéreo em Imperatriz-MA



Video mostra cenas fortes do acidente dia 27/01/07, em Imperatriz, Maranhão.

Tragédia na região Tocantina: Avião cai no centro de Imperatriz e pai e filho morrem carbonizados

Um avião monomotor, com seis pessoas a bordo, caiu na manhã de ontem (cerca de 8h) numa rua do Bairro do Bacuri (Centro de Imperatriz). O acidente deixou duas pessoas mortas – pai e filho – e outras quatro feridas. Os mortos foram identificados como Felipe Ramalho e Felipe Ramalho Júnior, de 14 anos. Os feridos são Leonardo Dourado (o piloto), Enilton Ramos da Paz, Raquel Gonçalves de Andrade e Caio Guilherme Andrade dos Santos (filho de 11 anos de Raquel).

Leonardo Dourado (o piloto) ficou gravemente ferido e os mortos foram identificados como Felipe Ramalho e Felipe Ramalho Júnior, de 14 anos

O monomotor modelo Cessna 182, prefixo PT-DOJ, teve problemas logo depois de decolar do aeroporto Renato Cortez Moreira, de Imperatriz, com destino a Paragominas, no Pará. O piloto Leonardo Dourado, o “Douradinho”, tentou regressar ao aeroporto, mas o avião perdeu altura e ele foi obrigado a fazer um pouso de emergência na Rua Ceará, numa área próxima ao aeroporto, com poucas residências, no Bairro do Bacuri.

Populares salvaram 4 vidas – Assim que o avião tocou o solo, populares conseguiram retirar Enilton, Raquel e seu filho Caio. Mas, momentos depois, a aeronave pegou fogo. Os populares ainda salvaram das chamas o piloto Leonardo Dourado. Felipe Ramalho e seu filho Júnior, que estavam desmaiados, morreram carbonizados.

A PM, os bombeiros e militares do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) chegaram rapidamente ao local do acidente e isolaram a área. Alguns policiais usaram “spray” de pimenta para afastar os curiosos e acabaram atingindo profissionais da imprensa que cobriam a tragédia.

Grupo de pára-quedismo – De acordo com informações do major Ijozenaldo Santos da Silva – que responde pelo comando do 3º BPM de Imperatriz na ausência do tenente-coronel Marco Antonio Alves –, Felipe Ramalho era médico legista da Polícia Civil do Tocantins. Ele estava com equipamento de pára-quedismo, pois iria saltar em Paragominas, onde instrutores aguardavam o grupo. Não foi informado se os outros passageiros do monomotor também iriam saltar de pára-quedas.

O estado de saúde do piloto Leonardo Dourado, que é de Imperatriz, é o que requer mais cuidados. Ele teve mais de 50% do corpo queimado e está internado na UTI do Hospital das Clínicas (HC), na rua Luís Domingues (centro de Imperatriz).

Os outros três feridos – Enilton, Raquel e Caio – também estão internados no HC (Enfermaria). Segundo os médicos, eles não correm risco de morte. Os três são de Imperatriz. Enilton é dono da empresa Brasil Telão.

O Cessna acidentado pertencia ao radialista e prefeito de Davinópolis (município vizinho a Imperatriz), Francisco Pereira Lima, o “Chico do Rádio” (PL).

Excesso de passageiros – O Jornal Pequeno apurou que a aeronave já havia apresentado problemas em ocasiões anteriores. Também foi apurado pelo JP que o monomotor tinha autorização da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) para transportar apenas quatro pessoas (piloto e três passageiros), e não seis, como as que estavam na aeronave ontem.

A Infraero não quis se manifestar ontem sobre os problemas anteriores do Cessna e sobre o excesso de passageiros. A empresa apenas comunicou que as causas do acidente serão investigadas.

Os dois corpos carbonizados foram levados para o Instituto de Criminalística (Icrim) de Imperatriz para perícia.

Fonte: JP Sul do Maranhão